A Joaninha, empresa de Panificação, iniciou a sua actividade na Portela Couto do Mosteiro Santa Comba Dão, em 1980. Sente-se a necessidade de mudança em 1996 – limitações de espaço, melhorar a qualidade de processo de fabrico – sendo essas as mais urgentes.

Em 1997 compra as antigas instalações da Brijor, situada na Z.I.M. Adiça – Tondela é transferida a unidade fabril de Santa Comba Dão, para as novas instalações. Inicia-se o processo de alterações ao edifício, é elaborado um novo projecto em que é adicionada uma unidade de catering.

Administração da empresa é composta pelos sócios Joaquim Lourenço e Dina Lourenço (esposa). A condução da empresa cabe a Joaquim Lourenço pessoa dinâmica e experiente na área da panificação e pastelaria exercendo essa a profissão aproximadamente há 30 anos. Esta empresa nasce e desenvolve-se como um negócio familiar tendo sido integrada na empresa a sua filha Joana Lourenço com desempenho de diversas funções.

A Joaninha Dois têm ligação a uma cadeia de pastelarias, localizadas nos concelhos de Tondela, Santa Comba Dão e Viseu, possuindo uma gama variada de produtos de pastelaria fina, tradicional e pão.

Em 2003 foi implementado o sistema de Auto-Controlo (Haccp) nas diversas áreas de produção, supervisionada pela Controlvet.

Em 2006 é concluída o processo de licenciamento da empresa e é aberto ao público a recém criada e unidade de self-service e catering onde possuímos instalações fabris e serviço de restauração direta ao público, possuindo também uma linha de self em Tondela “A Joaninha” bem como o fornecimento de catering na Huf Portuguesa onde já prestamos serviços desde 2007.

Na área da pastelaria e panificação possui uma extensa carteira de clientes, neste concelho, Santa Comba Dão e Viseu, entre os quais Hospital São Teotónio de Viseu, Hospital da Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu, escolas preparatórias e secundárias, Instituições de Solidariedade Social, bem como algumas cadeias de supermercados no país.
Blancpain Replica watches
Após a consolidação dos clientes nacionais, em 2007 começou a exportar para diversos países europeus, nomeadamente França, Luxemburgo, Alemanha entre outros, representando a internacionalização cada vez mais como um factor de crescimento e expansão da empresa.